quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Janet Cardiff

    Janet Cardiff nasceu no dia 15 de março de 1957 em Brussels, Ontário, Canadá. Ela trabalha em colaboração com seu parceiro George Bures Miller, atualmente ambos moram e trabalham em Berlim.
    Cardiff ganhou pela primeira vez notoriedade internacional em 1995 por seu áudio e vídeo "walks" em que os visitantes enquanto escutavam em um aparelho de som portátil ou assistiam a um vídeo na tela de uma filmadora, seguiam suas instruções para chegar a um site escolhido e se tornarem "participantes" em suas histórias.
    As instalações da artista se baseiam no uso do áudio. Suas exibições de arte já foram incluídas, por exemplo, no Museu de Arte Moderna de São Francisco, Museu de Arte Moderna em Nova York, etc... Cardiff representou o Canadá na Bienal da Arte em São Paulo em 1998.
    Na sua obra Fourt Part Motet ganhou o National Gallery of Canada's Millennium Prize in 2001. Essa instalação é uma remontagem da música renascentista "Spem in Alium", cujo compositor era Thomas Tallis (séc. XVI) , no qual Cardiff regravou 40 vozes separadamente do coral da Catedral de Salisbury, e assim, ela usa um auto-falante que permite ao espectador ouvir as diferentes vozes e perceber as diferentes combinações e harmonias à medida que percorre a instalação.
   Janet Cardiff e George Bures Miller tiveram exibirão recentemente exposições de arte na Galeria de Arte de Alberta (2010), Hamburguer Bahnhof, Berlim (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário